segunda-feira, 6 de junho de 2016

Entrada, processamento e saída - Lógica

Lógica de Programação

Entrada, processamento e saída

A lógica de programação pode ser definida como uma técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Ela faz-se necessária para desenvolver programas e sistemas, pois permite definir a sequência lógica para a solução de um problema.

Sequência Lógica são os passos executados para se atingir um objetivo ou encontrar a solução de um problema. Podem ser definidos também como uma sequência de instruções, que devem ser seguidas para cumprir uma determinada tarefa. Essa sequência lógica, na informática, vai precisar de entrada, processamento e saída.



  • Entrada

A entrada é uma coleta ou armazenamento de dados, ao qual recebe a informação necessária que será tratada no processamento de dados, onde o usuário envia a  informação para o sistema por meio de dispositivos de entrada que podem ser : teclado, mouse, etc.


  • Processamento

É o responsável pelo tratamento da informação recebida na entrada, gerando resultados podendo ser de forma aritmética ou lógica.  Esse processamento de dados é efetuado dentro do computador, na ULA localizada na CPU.


  • Saída

A saída de dados é responsável pela distribuição de resultados, a entrega dos dados processados pelo sistema para o usuário. Essa saída pode ser feita através de dispositivos de saída, como: monitor, impressora, etc.


Fluxograma

Basicamente, fluxograma é uma representação gráfica simples de um algoritmo, ou conjunto de comandos.




Exemplo:

Primeiro, vemos o balão indicando o INICIO do algoritmo em fluxograma.
O (Nome, idade) é o que você pede que o usuário digite no sistema, dessa forma, essa informação é uma ENTRADA.
Após isso, vemos ("Nome: ", Nome) e ("Idade: ", idade). Aqui o sistema está mostrando pra o usuário aquilo que ele digitou na entrada. Sendo assim, temos uma SAÍDA de informações do sistema para o usuário.
O balão no final indica o FIM do algoritmo.

2 comentários:

Obrigado pelo seu comentário, acompanhe as postagens do blog!